Seja bem-vindo a Comunidade Brasileira em Savannah e Regiao! Divulgar informacoes de interesse dos Brasileiros. Manter viva a Cultura Brasileira e a Língua Portuguesa. Proporcionar a troca de informações e de experiencias entre as pessoas. Abrir canais para novas amizades. Nosso grupo foi criado em outubro de 2009. Join us!

E-mail: brasil.savannah@gmail.com
Facebook: Brasil Savannah

Mudou para os EUA? Duvidas frequentes

Seguem algumas dicas para os brasileiros que acabaram de mudar para os EUA. Como a maior parte da Comunidade fica na regiao de Savannah, indicamos tambem alguns enderecos locais.

1) Comprar telefone celular:
Quando mudamos para os EUA nao podemos comprar um celular de conta (pos-pago), pois nao temos historico de credito no pais. Qualquer financiamento ou pagamento mensal de fatura, como os servicos de celulares, exigem que a pessoa tenha historico de credito no pais. A melhor opcao eh comprar um celular do tipo pre-pago (go phones). Comprando esse celular voce pode adicionar planos, que sao creditos que te permitem falar, mandar text messages e usar internet de forma ilimitada. Atualmente, os planos da AT&T para pre-pagos sao: $60 mensais para ligacoes e text ilimitados e $80 mensais se incluir o acesso ilimitado a Internet. A validade desses planos eh mensal. Assim, se voce tiver o valor solicitado no seu cartao, voce tem direito ao oferecido. Caso voce tenha menos, voce tera que pagar pelas ligacoes e texts enviados e recebidos ($ 0.25 cada). Voce pode comprar o celular em lojas de eletronicos como a Best Buy, lojas especializadas em celular como Verizon e AT&T, e voce pode adquirir o plano (ou creditos) nesses locais ou diretamente no site da operadora. O atendimento da Best Buy de Savannah eh, em geral, muito ruim. As vezes damos sorte de ser atendido por um profissional capacitado e educado, mas isso eh raridade. Atualmente, temos um brasileiro muito legal trabalhando na loja que eh o Marcel. Se ele estiver por la, aconselhamos procura-lo!

2) Realizar ligacoes nos EUA:
Sempre quando ligar para qualquer telefone de qualquer cidade ou estado, deve-se inserir os tres digitos referentes ao nosso DDD do Brasil. Os numeros devem ser incluidos mesmo quando voce se encontra na area com o mesmo DDD da pessoa para quem voce vai ligar.

Nao se preocupe com a conta, pois nos EUA as ligacoes para qualquer lugar do pais sao consideradas locais. Assim, sua conta nao ficara mais cara pelo fato de voce ter usado outro DDD.

Exemplo: se voce precisa ligar para o telefone (912) 222-444 ou para (841) 555-0000, os numeros em parenteses referem-se a regiao/estado em que a pessoa mora e eles devem ser sempre digitados na realizacao da ligacao, mesmo se o DDD eh o mesmo que o seu.

3) Tirar Social Security:

Dependendo do seu visto nos EUA, voce tem ou nao direito ao Social Security Number.

Logo que mudar para os EUA procure o escritorio do Social Security. Em Savannah o Social Security fica localizado no 430 Mall Boulevard, rua ao lado do Oglethorpe Mall.

Voce devera fazer a solicitacao no local:
- Se voce tiver direito ao Social Security, voce recebera a carteirinha com o numero em casa.
- Se voce NAO tiver direito ao Social Security, voce recebera na hora da solicitacao uma cartinha informando que voce nao pode te-lo.

O Social Security Number eh exigido em varias transacoes financeiras nos EUA, como por exemplo na solicitacao de cartao de credito, financiamento, etc.

Lembre-se de que o Social Security Number ou a carta informando que voce nao tem direito a ele devem ser apresentados no pedido de Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista.

Informacoes detalhadas e horario de funcionamento: www.ssa.gov , 1-800-772-1213, 1-800-325-0778 ou no proprio local 430 Mall Boulevard, Savannah, GA (31406).

4) Imposto de Renda e ITIN:

- Para voce fazer seu Imposto de Renda (Tax Return), precisa do numero do Social Security.

- Caso seus dependentes (p.ex. esposa e filhos) nao tenham o numero do Social Security, em funcao do tipo de visto (p.ex. H-4), voce precisa do ITIN (Individual Taxpayer Identification Number). Cada dependente precisa de um ITIN individual (eh um numero diferente para cada dependente).

- Voce recebera o ITIN dos seus dependentes apos realizar o primeiro Imposto de Renda. Aconselhamos que pelo menos no seu primeiro ano de Estados Unidos, seu Imposto de Renda seja feito por um Contador de Empresas especializadas em Tax Return ou por um Contador Publico Certificado (Certified Public Accountant). Os documentos chegam pelo Correio em sua casa.

- Empresas de Imposto de Renda x Contador Publico Certificado:
No periodo de preparacao e entrega de Imposto de Renda, voce vai ver varias empresas como Jackson Hewitt e H&R Block abrindo lojas temporarias e quiosques em supermercados. Segundo alguns americanos, pontos negativos de fazer com essas empresas: 1) nem sempre o pessoal que te atende eh treinado adequadamente (pois contratam muitas pessoas durante a "alta estacao" de IR), e nesse caso, ficamos sem respostas e explicacoes para algumas duvidas; 2) como a loja e quiosque sao temporarios, se der algum problema mais pra frente dificilmente voce consegue tratar diretamente com o profissional que cuidou do seu caso, pois ele "some" junto com a loja.

O Certified Public Accountant tem escritorio fixo e te da um atendimento mais prolongado, explicando todas as suas duvidas com calma e voce pode procura-lo sempre que necessario. Normalmente o preco pelo servico prestado eh bem competitivo quando comparado com as empresas que prestam servicos de tax return.

- Nos temos que fazer o Imposto de Renda Federal e o Imposto de Renda da Georgia. O contador contratado cuida dos dois assuntos.

- Normalmente o primeiro Imposto de Renda realizado nos EUA da mais trabalho, pois eles fazem um tipo de "equivalencia" com o seu anterior trazido do Brasil. A partir do segundo ano, seu processo ja esta no sistema norte-americano e as coisas ficam mais automaticas.

Mais informacoes:
Internal Revenue Service (IRS)
Savannah District Office
120 Barnard Street
Savannah, Georgia 31401
PH: (912) 652-4011
http://www.etax.dor.ga.gov/

Georgia Department of Revenue, Savannah Regional Office
6606 Abercorn Street, Suite 220
Savannah, Georgia 31405
PH: (912) 356-2140/FX: (912) 353-3012
http://www.etax.dor.ga.gov/

5) Tirar Carteira de Identidade na Georgia:
Para quem NAO eh cidadao americano, eh necessario comparecer a DDS (Department of Driver Services) de Savannah, localizado a 1117 Enseihower Drive, Savannah, GA, 31406, munido da seguinte documentacao:

- Carteira de Habilitacao Internacional ou Carteira de Habilitacao Brasileira ou Documento de Identidade com foto (como Passaporte)

- Social Security Number: dependendo do seu tipo de visto voce tem direito ou nao ao Social Security Number. Assim, voce deve levar seu Social Security Number (carteirinha) ou uma carta do proprio Social Security informando que voce nao tem direito a ele. Veja item Social Security.

- Requerimento Legal de Presenca nos EUA: um dos documentos abaixo devera ser apresentado pessoalmente ao atendimento ao cliente do DDS (somente documento original ou copia autenticada sao aceitos):
a) Passaporte valido (nao expirado) com I-94 ou I-551
b) Cartao de residencia temporaria (I-688)
c) Cartao de residencia permanente (I-551)
d) Cartao de autorizacao de emprego (I-766 ou I-688A)
e) Documento de autorizacao de emprego (I-688B)
f) Permissao de reentrada (I-327)
g) Refugiados ou Asilados: somente I-94 ou Documento de Viagem de Refugiado (I-571)

- Prova de Residencia: conta de agua, luz, aluguel, contra-cheque, extrato do banco, imposto de renda, entre outros. As contas e extrato bancario devem ter no maximo 60 dias para continuarem validas.

Informacoes detalhadas, valores para pagamentos (fees), horario de funcionamento e duvidas: http://www.dds.ga.gov,/ ou na DDS 1117 Enseihower Drive, Savannah, GA, 31406, ou pelos telefones (678) 413-8400, (678) 413-8500 e (678) 413-8600.

6) Tirar Carteira de Motorista na Georgia:

Primeiramente voce precisa tirar a Carteira de Identidade da Georgia, conforme explicacao no item 2.

Com a Carteira de Identidade em maos, e os mesmos documentos originais solicitados no item 2, voce precisa AGENDAR HORARIO para fazer as provas teorica, pratica e de visao. Todas sao realizadas na DDS (1117 Enseihower Drive, Savannah, GA, 31406).

Voce somente eh autorizado a fazer a prova pratica quando passar na prova teorica. A prova teorica tem 20 questoes e eh necessario acertar pelo menos 15 para passar. Esta prova eh feita pelo computador na DDS.
O manual para estudar para a prova teorica esta disponivel online no site www.dds.ga.gov/drivers/index.aspx

Informacoes detalhadas, valores para pagamentos (fees), horario de funcionamento e duvidas: http://www.dds.ga.gov/, no endereco da DDS 1117 Enseihower Drive, Savannah, GA, 31406, ou pelos telefones (678) 413-8400, (678) 413-8500 e (678) 413-8600.

7) Comida na Georgia:

O sul dos EUA tem comida apimentada e gordurosa. Gostam muito de pratos fritos. Cuidado com a saude e colesterol!

Se algum prato, incluindo salada, tiver no seu titulo ou descricao a palavra "Southern" ou "Southern Style" quer dizer que vem muita pimenta por ai!

As saladas sao muito boas e variadas. Aproveite!

Em Savannah e regiao tem varios restaurantes mexicanos (Jalapenos, La Nopalera, Cilatros etc) com comida um pouco parecida com a nossa (eu falei um pouco!). Tem tambem um restaurante cubano Rancho Alegre onde podemos comer arroz branco, feijao preto, mandioca e tomar suco da fruta natural! Suco de fruta natural tambem eh outra raridade por aqui.

Na medida do possivel, tente optar por alimentacao ORGANICA ou de fazendeiros locais. Os produtos industrializados e mesmo carnes, legumes e frutas sao conhecidos pelo excesso de quimicas, transformacoes geneticas e agrotoxicos. Morango e Tomate sao super perigosos, pois absorvem muito os agrotoxicos.

Normalmente os supermercados grandes como Wal Mart, Kroger, Publix e Fresh Market tem opcoes ORGANICAS. Nos sabados a tarde tem uma feira de fazendeiros no Forsyth Park em Savannah, tambem muito boa. Outra loja interessante eh a Brighter Day, tambem ao lado do Forsyth Park, onde podemos encontrar muitos alimentos organicos.

CUIDE MUITO DA SUA SAUDE: BOA ALIMENTACAO E EXERCICIO FISICO!

8) Curso de Ingles Gratuito em Savannah:

O College Savannah Tech possui um curso de Ingles como Segunda Lingua (English as Second Language) gratuito aberto a comunidade.
Informacoes: Pauline Goodman pgoodman@savannahtech.edu

9) Quer financiar? Como construir seu Historico de Credito nos EUA

Nos Estados Unidos, caso queira pegar algum financiamento para comprar por exemplo, seu Historico de Credito sera primeiramente analisado antes do banco liberar o dinheiro pra voce. Seu Historico de Credito eh representado por um sistema de pontuacao (Credit Score). O Credit Score eh um numero, baseado no historico de credito do consumidor, que representa a credibilidade de uma pessoa com relacao ao que deve, ou seja, a probabilidade daquela pessoa pagar suas dividas.

Uma formula popular de calculo de Historico de Credito utilizada nos EUA eh o FICO (Fair Isaac Corporation). Foi desenvolvido em 1958 pela empresa Fair Isaac Corporation. Segundo esse parametro, sua pontuacao vai de 300 a 850.

Escalas de Credit Score:

Excelente (An Excellent Credit Score): 800 e mais

Muito bom (A Very Good Credit Score): 700 – 799

Dependendo da sua pontuacao, voce pode conseguir ou nao um emprestimo para a compra de casa, carro ou outro bem, assim como podera negociar melhores ou piores taxas de juros.
Bom (A Good Credit Score): 680 – 699
Ok ou Justo (An OK or Fair Credit Score): 620 -679
Pobre ou Pouco (A Poor Credit Score): 580 – 619
Ruim (A Bad Credit Score): 500 – 579
Muito Ruim (A Very Bad Credit Score): 499 e menos


Seu Historico de Credito nao tem a ver com o montante de dinheiro que tem em sua conta corrente. Voce devera construir seu Historico de Credito no pais por meio de suas compras e pagamentos em dia. Podera construi-lo positivamente se voce eh um bom devedor e pagador e negativamente se voce eh um mau pagador das suas dividas.

A utilizacao de cartao de credito americano eh uma boa opcao para construir positivamente seu Historico de Credito desde que voce pague sua fatura sempre em dia, sem atraso. As vezes o banco pode nao ceder um cartao de credito pra voce pela falta do seu Historico de Credito no pais (infelizmente isso eh possivel!). Caso venha com visto de emprego, uma dica eh conversar com a sua empresa para ver se eles podem contatar o Banco e explicar que voce esta empregado e recebera salario. Isso pode ajudar pois indica que voce tem potencial de ser um bom pagador.

Nao eh indicado voce ter cartoes de credito de lojas. Atencao! Muitas lojas te oferecem cartoes da propria loja para voce ter desconto na primeira compra (muitos ate 20%) e depois receber outros cupons de descontos durante o ano. Esses cartoes sao como cartoes de credito, mas nao contribuem positivamente para o seu historico de credito. E o pior, caso voce nao tenha historico de credito nos EUA, as lojas (as mesmas que ofereceram os cartoes pra voce) vao recusar o seu pedido de cartao. E isso conta negativamente para o seu Historico de Credito.

Importante: Cada vez que uma loja ou banco acessa o sistema para verificar o seu Historico de Credito seus pontos caem e se seu pedido eh negado, cai mais ainda.

FIQUE SEMPRE EM DIA COM SEUS PAGAMENTOS! SEJA UM BOM PAGADOR USANDO CARTAO DE CREDITO OU EM SEUS FINANCIAMENTOS QUE SEU HISTORICO DE CREDITO SERA POSITIVO!

10) Certidao de Quitacao Eleitoral

Para aqueles que moram nos EUA e possuem o Titulo de Eleitor com endereco no Brasil, eh muito simples colocar em dia sua vida eleitoral em sua proxima visita ao Brasil.

1 - Basta procurar qualquer TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em qualquer cidade do Brasil, apresentar seu Titulo de Eleitor, e explicar sua situacao. NAO precisa ser o TRE onde seu Titulo de Eleitor esta inscrito. No meu caso, por exemplo, o meu titulo de eleitor eh de Sao Jose dos Campos, SP e fiz a justificativa em Brasilia, DF.

2 - Com o numero do Titulo de Eleitor, o/a atendente fara a busca em sistema informatizado e verificara sua situacao eleitoral.

3 - Para cada eleicao que voce devera justificar o voto, uma multa devera ser paga. O/a atendente vai gerar um Boleto Bancario com codigo de barras com o valor total devido. No meu caso, o valor total foi de R$ 7,02, correspondendo a falta nas duas ultimas eleicoes, ou seja, tive que pagar duas multas. (Segundo o TRE, a multa pode variar entre 3% e 10% do valor de 33,02 UFIR, ou seja, de R$ 1, 06 a R$ 3,51. O Juiz Eleitoral, no entanto, poderá aumentar até 10 vezes o valor, quando considerado ineficaz, em virtude da situação econômica do infrator. http://www.tre-sp.gov.br/duvidas/votacao.htm#p11).

4 - Voce podera pagar o Boleto Bancario em qualquer agencia bancaria.

5 - Apos realizar o pagamento, devera levar o recibo e seu Titulo de Eleitor ao TRE para dar baixa em sua situacao e receber a Certidao de Quitacao Eleitoral. Pronto!!!

Lembrando que esse procedimento serve para aqueles que NAO transferiram seu titulo para o seu local de residencia nos EUA. As pessoas que tiveram seus titulos transferidos para seu endereco no exterior deverao ajustar sua situacao eleitoral diretamente com o Consulado Brasileiro. No nosso caso, o Consulado Brasileiro em Atlanta. Espero que a informacao ajude!

11) Dicas para ajudar na escolha de escolas e sistema de ensino para seus filhos nos EUA

Como temos varias familias com filhos em idade escolar, seguem alguns links que podem apoiar os pais na escolha de uma escola para seus filhos.

Os websites servem apenas como mais uma fonte de informacao aos pais. Eh sempre muito bom conversar com outros pais, amigos, familiares, colegas de trabalho, e filhos sobre a experienca de cada um em sua escola ou sistema de ensino; visitar os websites das escolas e conhecer suas regras, praticas, e criterios de admissao; visitar as escolas pessoalmente, conversar com o Diretor da escola (Principal), ou com o Counselor (profissional similar ao nosso coordenador pedagogico no Brasil).

Nos Estados Unidos, temos a opcao de Escolas Publicas, Escolas Particulares, Charter Schools (inserida no sistema publico de ensino, mas com administracao escolar diferenciada), e Homeschooling. Como certas leis variam de estado para estado, aconselhamos sempre a ficar atentos nas leis que valem para o local da sua residencia.

Alias, quando falamos especificamente de escolas publicas, o seu endereco de residencia (incluindo os dados da rua e nao somente da cidade ou condado/county) sao  fundamentais para a escola onde seus filhos serao direcionados.  Um exemplo proximo de nos: dependendo da rua em que mora em Wilmington Island, seu filho sera atendido por uma das duas opcoes de Elementary Schools locais: ou Marshpoint Elementary School ou Howard Elementary School. Nesse caso, a escolha sera feita em funcao do seu endereco residencial. Entao, antes de alugar ou comprar uma casa em qualquer regiao dos EUA, informe-se na propria escola para confirmar se o seu futuro endereco dara acesso ao seu filho a escola que voce deseja. 

Alem do endereco, certas escolas publicas adotam outros procedimentos, como provas especificas (em escolas de artes, por exemplo) e sorteios (lottery). As escolas particulares tambem possuem seus proprios criterios de admissao. Os criterios de admissao das escolas publicas, particulares e charters estao normalmente disponiveis no website da propria escola.   

Por isso, na busca por uma escola ou pelo sistema de ensino que mais se adequa as caracteristicas da sua familia, levantar e analisar informacoes de diversas fontes ainda eh uma otima maneira de ajuda-los na escolha!

Se voces tiverem outras dicas ou informacoes para dividir com as demais familias do nosso grupo, serao muito bem-vindas!

Ranking de Escolas Publicas: 
Artigos:
Outros links:
Os Estados Unidos nao possuem muitos feriados. A lista abaixo eh a oficial do pais, mas todos esses feriados sao tirados em escolas e em orgaos publicos. As empresas privadas tem uma lista muito menor que essa!!!

 2* de JaneiroNew Year's Day - Ano Novo
16 de JaneiroBirthday of Martin Luther King, Jr. - Aniversario do Martin Luther King Jr.
20** de FevereiroWashington's Birthday - Dia do Presidente
28 de MaioMemorial Day - Homenagem aos mortos da Guerra Civil
4 de JulhoIndependence Day - Declaracao da Independencia dos EUA
3 de SetembroLabor Day - Dia do Trabalho
8 de OutubroColumbus Day - Homenagem a Cristovao Colombo, descobridor das Americas.
12*** de NovembroVeterans Day - Homenagem aos Veteranos de Guerra dos Estados Unidos
22 de NovembroThanksgiving Day - Acao de Gracas
25 de NovembroChristmas Day - Natal

* January 1, 2012 (the legal public holiday for New Year's Day), falls on a Sunday. For most Federal employees, Monday, January 2, will be treated as a holiday for pay and leave purposes. (See section 3(a) of Executive order 11582, February 11, 1971.)
** This holiday is designated as "Washington's Birthday" in section 6103(a) of title 5 of the United States Code, which is the law that specifies holidays for Federal employees. Though other institutions such as state and local governments and private businesses may use other names, it is our policy to always refer to holidays by the names designated in the law.
*** November 11, 2012 (the legal public holiday for Veterans Day), falls on a Sunday. For most Federal employees, Monday, November 12, will be treated as a holiday for pay and leave purposes. (See section 3(a) of Executive order 11582, February 11, 1971.)


13)  Black Friday

O dia seguinte ao feriado de Thanksgiving eh chamado Black Friday. Eh o famoso dia de ir as compras.

Tudo comeca no proprio feriado, quando os jornais vem recheados de anuncios de lojas com super promocoes, de carros a roupas, passando por eletroeletronicos, brinquedos, movies e por ai vai.

A Black Friday comeca a 0 hora da sexta-feira, logo apos a 5a. feira de Thanksgiving. Filas enormes comecam a se formar dias antes na frente de algumas lojas – principalmente as de eletroeletronicos - para garantir que os que ali estiverem serao os primeiros a aproveitar as super ofertas anunciadas. 

Curioso saber de onde vem esse nome, “Black Friday”. No passado, quando os livros de contabilidade (livros-caixa) eram feitos a mao, os contadores usavam caneta preta para lancar os creditos e caneta vermelha para lancar os debitos e as contas “negativas”.

Devido as otimas promocoes de vendas no dia seguinte ao Thanksgiving, as lojas normalmente “fechavam” as contas com saldo positivo. Ou seja, os livros-caixa estavam todos com anotacoes em canetas pretas. Por isso, o BLACK Friday.

14)  Ferias Escolares nos Estados Unidos
Assim como as estacoes do ano, as ferias escolares americanas sao opostas as ferias das escolas brasileiras.
A exemplo do Brasil, as ferias mais longas nas escolas americanas sao no periodo de verao e duram aproximadamente 3 meses. Em alguns estados, elas vao de maio a agosto e em outros, de junho a setembro.

Em compensacao, no final do ano (inverno nos Estados Unidos), as criancas tem somente 2 semanas de folga, no periodo entre Natal e Ano Novo.

Outra diferenca do sistema escolar americano para o brasileiro e que o ano letivo comeca no final do verao, ou seja, em agosto ou setembro, dependendo de quando cada estado volta as aulas, apos as longas ferias de verao.